Páginas

domingo, 1 de janeiro de 2012

Porto Alegre é Demais

                                              Praça da Matriz

                        Palácio da Justiça


Casa de Cultura Mário Quintana
Hotel Magestic
  Mario de Miranda Quintana, poeta e escritor gaúcho, nasceu na cidade de Alegrete (RS), no dia 30 de julho de 1906, deixando-nos em 05 de maio de 1994 em Porto Alegre (RS).  Não se casou nem teve filhos.  Solitário, viveu grande parte da vida em hotéis: de 1968 a 1980, residiu no Hotel Majestic, no centro histórico de Porto Alegre,  Por aprovação unânime da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o prédio do antigo Hotel Majestic (onde o autor viveu por muitos e muitos anos), tombado como patrimônio histórico do Estado em 1982, passa a denominar-se Casa de Cultura Mário Quintana.

 



Poeminho do Contra
Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!
                 Mário Quintana
                            (Prosa e Verso, 1978)
 
Com a colaboração da sobrinha Elena Quintana: a recriação do último quarto do poeta, no Porto Alegre Residence Hotel, sua última morada.
                                                                       Foto: Dulce Helfer
"Eu moro em mim mesmo. 
Não faz mal que o quarto seja pequeno.
É bom, assim tenho menos lugares para perder as minhas coisas" 
 Mário Quintana
Encontro mágico
Eis que encontro na rua uma das moças mais lindas do mundo.
Vestida simplesmente, parecia no entanto uma princesa
Um meigo olhar, um sorriso que parecia uma aurora dentro de nós.
Não pude, não pude mais e lhe indaguei de súbito:
"Como é teu nome, minha querida?"
E ela respondeu-me simplesmente: AUSÊNCIA.

[Mario Quintana; Velório sem defunto, 1990]


2 comentários:

  1. Lindas as tuas fotografias!!!!!
    Estou gostando de ver o teu trabalho!!!!
    Parabéns!!!!!
    Beijinhos....

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em não ter me enganado quanto a tua capacidade profissional. Cada vez mais me orgulho de teu profissionalismo, parabéns!!! Bjos em teu coração!!

    ResponderExcluir